Quantcast
Channel: Seu Bolso » Taubaté
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Montadoras do interior reduzem produção

$
0
0

João Carlos de Faria

Trabalhadores de montadoras localizadas no Vale do Paraíba vivem momentos de apreensão, seja pela diminuição das vendas, retraindo o mercado ou pela ameaça de fechamento de um turno, com possíveis e demissões na planta da General Motors, em São José dos Campos, a 90 quilômetros da capital paulista.
Em Taubaté, a Volkswagen já suspendeu a produção do sábado passado por excesso de veículos no estoque – cerca de 80 mil em todo o País – o que deverá ocorrer também amanhã, além da possível redução da produção hoje e nos dias 24 e 25 próximos.

Na Ford, que também tem uma fábrica na cidade, parte dos trabalhadores da fábrica de motores Sigma estão de férias coletivas há uma semana, mas o motivo é a readequação para receber novos investimentos anunciados pela empresa, no valor de R$ 500 milhões.
“Já existe um acordo com a Volkswagen, de flexibilidade da jornada, que eles utilizam conforme a sua necessidade”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Isaac do Carmo. Ele afirma que o fato não preocupa a entidade, pois o mercado, segundo ele, espera baixa dos juros por parte dos bancos, o que ainda não ocorreu.

Corte
A ameaça de demissões na fábrica da General Motors (GM) em São José dos Campos, continua na pauta do Sindicato dos Metalúrgicos local, que tentou sem sucesso, na quarta-feira, discutir o assunto com a direção da montadora. A tentativa ocorreu durante a reunião entre a entidade e a empresa com o objetivo de definir um valor para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) deste ano.
A GM se recusou a tocar no assunto e, segundo os sindicalistas deu indicação de um cenário de dificuldades para este ano. “Eles disseram que vão discutir isso depois”, disse o presidente do sindicato, Vivaldo Moreira.

Na cidade há uma preocupação com a falta de perspectivas da fábrica, que perderá os modelos Corsa, Classic, Meriva e a Zafira, permanecendo apenas a fabricação da S10, único investimento recebido nos últimos cinco anos. Os modelos Cruze, Cobalt e a minivan Spin foram para São Caetano e o novo compacto da marca, para Gravataí (RS).
A situação da planta pode resultar no fechamento de um turno da produção do MVA, causando a demissão de cerca de 1,5 mil trabalhadores.

Na semana passada, a direção do Sindicato chegou a se reunir com o prefeito Eduardo Cury (PSDB) para discutir o assunto. Cury se propôs a agendar um encontro com a empresa. Cury e membros do seu governo vinham acusando a entidade de ser radical e com isso afastar a possibilidade de investimentos por parte da empresa. Os sindicalistas, no entanto, negam haver intransigência de sua parte.

A empresa, que não se pronunciou sobre o assunto, tem 8 mil trabalhadores em São José dos Campos, deve se reunir com os sindicatos de São José e São Caetano do Sul nos próximos dias 16, 17 e 18.
Em Santa Branca, a 97 quilômetros da capital paulista, os trabalhadores da Wirex Cable deram início a uma paralisação na manhã da quarta-feira, em resposta às demissões realizadas pela empresa, sem nenhuma negociação com o sindicato.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images

Trending Articles





Latest Images